Transformação digital nas empresas: qual a importância do setor de TI?

3 minutos para ler
Powered by Rock Convert

A Transformação Digital nas empresas é o processo no qual os negócios migram de analógicos para digitais, de offline para híbridos (offline e online), de antiquados para modernos. Nessa mudança, as organizações passam por transformações culturais, incorporam tecnologia e também transformam a realidade a sua volta.

Se, atualmente, compramos e vendemos pela internet; pesquisamos compulsivamente sobre os mais diversos temas por meio de smartphones, de qualquer lugar e a qualquer hora; se existem lojas de varejo que funcionam apenas com autoatendimento; e experimentamos as mais diversas inovações, tudo faz parte da Transformação Digital (TD).

Esse processo está se intensificando e, em pouco tempo, muitos negócios vão sofrer as consequências de não se adaptar — o que já ocorre em alguns setores. Por isso, é importantíssimo garantir a estrutura necessária para passar por essa transição. É sobre isso que escrevemos para você hoje. Confira!

O setor de TI e a Transformação Digital

Para entender o papel do setor de TI nesse processo é preciso compreender que a tecnologia é uma ferramenta e não o centro dessa mudança. A TD é, essencialmente, sobre melhorar a vida das pessoas, a experiência delas e o valor de tudo o que elas consomem e interagem.

Trata-se de um complexo processo social e econômico que envolve gente. A forma como as pessoas reagem, aceitam e interagem com as mudanças, os produtos e as marcas também está mudando e estamos descobrindo como isso se dá.

Basicamente, a TD é sobre a forma como usamos informação para entender essas relações, identificar problemas e desenvolver produtos e serviços capazes de resolvê-los. É aí que entra a tecnologia, para oferecer a estrutura e o suporte para trabalhar a informação e gerar a mudança.

A estruturação da operação digital

Nesse cenário, não é possível cogitar que, no lugar de focar na entrega de um valor superior para o consumidor e outros aspectos estratégicos, os colaboradores se vejam envolvidos em tarefas repetitivas e burocráticas. Por isso, a automação de processos e procedimentos tem um papel determinante na Transformação Digital.

Além de permitir o foco correto, ela melhora a produtividade, que é um dos fatores mais fáceis de identificar e mensurar em termos de retorno do investimento. Em outras palavras, a automação costuma cobrir os custos de investimento sozinha, devido a sua alta capacidade de otimização.

No entanto, o setor de TI precisa ajudar com mais do que isso. Toda a estrutura precisa ser preparada para suportar as novas tecnologias. Equipamentos e métodos de trabalho obsoletos precisam ser substituídos de modo pontual.

Como nenhum negócio é capaz de incorporar a tecnologia mais moderna, uma vez que ela muda todo dia, a TI é a consultoria técnica que permite identificar as prioridades e garante o uso adequado dos recursos, de acordo com a disponibilidade.

Sendo assim, podemos concluir que a Transformação Digital nas empresas depende diretamente do setor de TI para estruturar sua operação de acordo com a nova realidade. Atualmente, todo negócio é também uma atividade de tecnologia, que depende de plataformas, sistemas e vários outros recursos.

Continue se informando com dicas sobre essa estruturação tecnológica. Acesse e siga nossas páginas no Facebook e no Instagram.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-