3 principais tendências da tecnologia da informação para ficar de olho

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

O avanço da tecnologia, como você já percebeu, atinge todos os setores da sociedade. Ela transformou a forma como você consome produtos, se comunica com amigos e familiares e organiza os seus compromissos do dia a dia. Na sua empresa, a situação não é muito diferente. A tecnologia também chega no mundo corporativo, auxiliando na gestão dos negócios, comunicação com clientes e vendas de produtos e serviços.

Dessa forma, para se manter competitivo no mercado é essencial que você fique atento às tendências da tecnologia da informação. Com isso, você é capaz de identificar aquelas que podem trazer benefícios para o seu negócio, aumentando sua eficiência produtiva, melhorando a gestão e, até mesmo, potencializando seus lucros.

Quer saber quais são elas? Continue a leitura e descubra!

1. Aprimoramento humano

Quando se fala em aprimoramento humano, muitas pessoas imaginam super-humanos, com chips conectados ao cérebro ou peças robóticas atreladas ao corpo. Apesar de essa realidade ainda ser distante, mais relacionada a filmes de ficção científica do que à realidade, o aprimoramento humano já é possível e, inclusive, uma das tendências da tecnologia da informação.

Na atualidade, ele funciona por meio do uso de softwares e aplicativos capazes de garantir que os humanos tenham acesso a mais informações de forma rápida e eficiente, por exemplo.

Portanto, quando você utiliza um software de Big Data ou um aplicativo para a curadoria de informações referentes à determinado tema, está utilizando tecnologia relacionada ao aprimoramento humano. Afinal, esses softwares compensam uma série de limitações humanas de forma a possibilitar que os colaboradores da empresa foquem na utilização de capacidades que as máquinas ainda não têm, como a empatia e sensibilidade para análises subjetivas, por exemplo.

2. Realidade virtual

Outra tendência da tecnologia da informação é a realidade virtual. Junto à realidade aumentada, essa tecnologia, que simula situações reais em ambiente virtual, pode ser utilizada de diversas formas dentro de uma empresa.

Algumas organizações investem em realidade virtual para potencializar o treinamento de colaboradores, simulando situações reais para que eles apliquem os conhecimentos adquiridos e, com isso, alcancem as competências exigidas para a realização dos trabalhos.

Outra forma de utilizar a realidade virtual é para a simulação de situações com clientes, de forma que eles sejam capazes de ter contato mais próximo com o produto ou serviço da empresa antes de, efetivamente, fecharem o negócio.

3. Cloud Computing

O cloud computing pode não ser uma tecnologia totalmente nova, mas está em constante atualização e cada vez mais presente nas empresas. Ela também é conhecida como computação em nuvem e ganha espaço por possibilitar o armazenamento online de arquivos, documentos e, inclusive, programas e softwares das empresas.

Essa tecnologia permite que os negócios armazenem todas as informações em uma plataforma online, o que garante acesso de qualquer lugar. Além disso, é possível rodar softwares online, integrando dados de todos os usuários em um só lugar. Tudo isso com um sistema de segurança moderno que garante que apenas as pessoas autorizadas terão acesso às informações armazenadas.

Como você percebeu, a tecnologia avança a todo momento e estar atento às novas tendências da tecnologia da informação é essencial para garantir a competitividade do seu negócio no mercado. Afinal, essas inovações são capazes de gerar mais eficiência para os processos da empresa e, inclusive, proporcionar uma experiência de compra diferenciada para os seus clientes.

Aproveite para ler também o nosso próximo artigo e descubra por que você deve investir em tecnologia agora mesmo!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-