Tecnologia nos negócios: como utilizá-la a seu favor?

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As tecnologias nas organizações são uma realidade cada vez mais necessária para conseguir melhores resultados no dia a dia e colocar sua empresa no contexto da transformação digital. Por meio de suas implementações, torna-se possível melhorar os processos internos, bem como realizar tarefas que não eram possíveis antes.

Sabendo utilizá-las a seu favor, torna-se mais fácil conseguir fazer seu negócio se tornar mais produtivo, oferecendo serviços melhores para seu público.

Conheça as principais tecnologias que podem alavancar os resultados do seu negócio e tire suas dúvidas sobre esse tema!

Backup

O backup é uma das tecnologias mais importantes utilizadas nas organizações devido à proteção oferecida para os dados internos do negócio. É uma forma de evitar perdas de informações devido a uma série de intercorrências, tais como:

  • ações de hackers;
  • roubos e furtos de equipamentos;
  • defeitos em peças de armazenamento físico (HDs e servidores);
  • desastres tecnológicos;
  • desastres naturais que acarretem danos (enchentes, descargas elétricas, entre outros).

Com isso, evita-se que as informações essenciais da sua empresa sejam perdidas, gerando problemas para a organização. Imagine, por exemplo, perder todo o banco de dados sobre os clientes da sua empresa? Nada bom, não é mesmo?

O backup pode ser feito de forma física, ou seja, em dispositivos como servidores ou HD externos, ou também na nuvem, permitindo o seu acionamento a qualquer momento, a partir de qualquer máquina.

Help Desk

O Help Desk diz respeito a um serviço de atendimento ao cliente, oferecendo um suporte mais consistente para o seu público. Ele pode ser feito por meio de um software específico que facilita o processo, minimizando processos manuais, agilizando a resolução da questão.

Além disso, devido à automatização, é possível minimizar erros que possam ocorrer, permitindo uma maior produtividade e eficiência do setor de atendimento ao cliente. Ele realiza ações tais como:

  • abertura de chamado na plataforma;
  • melhor gerenciamento de problemas;
  • controle de informações sobre os clientes;
  • relatórios e dados sobre a produtividade da equipe de atendimento;
  • concentração de chamados, entre outros.

Inteligência artificial

A inteligência artificial já foi vista como algo extremamente distante da realidade das organizações. Porém, essa é uma tecnologia cada vez mais implementada nos negócios, sendo uma grande tendência para os próximos anos.

Ela tem crescido bastante com os avanços gerados pelas soluções de Machine Learning, análise preditiva, Deep Learning, sistemas inteligentes, entre outros. Ela permite um melhor planejamento estratégico, análises mais consistentes e uma visão ampliada dos dados da organização. Essa é uma tendência cada vez mais utilizada em todo o mundo e as organizações que não investirem em inteligência artificial poderão perder espaço no mercado.

Internet das Coisas

A Internet das Coisas (IoT ou Internet of Things) é outra tendência cada vez mais implementada nas organizações como uma forma de análises mais consistentes, visões integradas da conjuntura atual da empresa, bem como gerar dados que servirão de suporte para tomadas de decisões importantes.

Quer ver um exemplo aplicado à indústria? Sensores implementados nos maquinários, conectados à Internet, podem gerar dados sobre produtividade que são enviados para um software de análise. A partir disso, o gestor responsável pode avaliar a necessidade de manutenções, trocas de peças, entre outros.

A Internet das Coisas já é uma realidade tão palpável que está sendo inserida nos lares, criando casas conectadas, capazes de realizar atividades automatizadas devido a essa tecnologia.

Integração de dados

A integração de dados entre os setores também é cada vez mais uma tecnologia utilizada pelas empresas como uma forma de potencializar resultados e conseguir uma gestão mais eficiente da organização.

Por meio de sistemas ERP torna-se possível, por exemplo, que os colaboradores possam ter acesso aos dados e informações de outras áreas, que de alguma forma influenciam em seu dia a dia. Por exemplo, o setor de marketing pode avaliar como está ocorrendo o processo de vendas e a fidelização do cliente e traçar estratégias para potencializar resultados de ambos os setores.

Para que funcione, é necessário investir não só em um software ERP eficiente, mas também em uma mudança na mentalidade dos colaboradores, para que possam alimentar o sistema adequadamente e utilizá-lo em proveito da organização, melhorando a gestão como um todo e, também, de TI.

Computação em nuvem

A computação em nuvem é uma tendência tão forte que o Gartner, uma das maiores autoridades na área de Tecnologia da Informação, afirma que em 2020 será tão rara uma empresa que não trabalhe com cloud computing quanto uma que não utilize internet no seu dia a dia.

Ela é extremamente útil por oferecer uma série de funcionalidades para as organizações, tais como:

  • infraestrutura virtual: por meio do IaaS, é possível ter os recursos necessários para a aplicação de determinadas funcionalidades em seu negócio;
  • backup seguro e acessível a partir de qualquer máquina;
  • acesso a softwares e soluções em qualquer máquina, por meio do SaaS, sem a necessidade de aquisição de uma licença ou instalação do software;
  • armazenamento seguro de informações e soluções do negócio, podendo mesclar redes públicas para oferecimento da solução e privada para armazenar os dados sigilosos com maior confiança;
  • escalabilidade dos recursos, entre outros.

Você trabalha com computação em nuvem no seu dia a dia, muitas vezes sem perceber. Por exemplo, ao acessar um arquivo no Google Drive, está utilizando um Software as a Service (SaaS), bem como armazenando informações em um servidor cloud.

É possível explorar as possibilidades internas de diversas formas, obtendo aumento de performance, maior segurança de dados, entre outros benefícios oriundos da adoção de cloud computing.

Robótica

A robótica, tal como a inteligência artificial, parecia uma realidade muito longe de ser aplicada. Porém, ela está presente, até mesmo em nosso cotidiano — pense, por exemplo, nos robôs de limpeza e dispositivos conectados como o Amazon Echo.

Já amplamente utilizada na indústria, a robótica tem se aproximado do setor de serviços e já é aplicada, por exemplo, no uso de chatbots pelas empresas (uma espécie de robô virtual). A tendência, porém, é que eles comecem a ser integrados nas organizações em modalidades físicas nos próximos anos.

A tecnologia nos negócios, quando bem aplicada, é capaz de trazer uma série de benefícios, como otimização do trabalho, maior produtividade, melhores resultados e diminuição de erros. Por isso, saiba como aplicá-la e colha os resultados!

Para ter resultados, de fato, é fundamental que o negócio conte com parceiros de confiança para a implementação, que entenderão as necessidades do negócio e saberão como aplicar essas tecnologias a favor da organização.

Conheça o trabalho de consultoria em TI da Solution Service e veja como podemos auxiliá-lo nessa trajetória! Entre em contato e tire suas dúvidas sobre o tema.

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