Você sabe o que é sequestro de dados? Entenda o que é e como se proteger!

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Cibercrimes ocorrem continuamente. Afinal, cada vez mais os ativos de uma organização estão presentes no ambiente digital. Diante desse cenário, hackers percebem a possibilidade de obterem lucros de forma criminosa.

Uma das formas mais recentes e que tem se tornado cada vez mais popular é o sequestro de dados. Extremamente danoso para a organização, muitos gestores são surpreendidos com essa modalidade relativamente nova de ataque.

Vamos falar sobre o que é sequestro de dados, os danos que ele pode causar à sua empresa e como evitar que ele ocorra em seu negócio.

O que é o sequestro de dados?

O sequestro de dados diz respeito às ações de cibercriminosos cujo objetivo é impedir o acesso aos dados presentes na respectiva máquina ou servidor. Ele normalmente ocorre por meio de um vírus denominado ransomware.

Esse se tornou um dos grandes pesadelos das organizações nos últimos anos. Isso porque ele atua como uma espécie de “vírus de resgate”. Ao ser instalado em uma máquina, sua primeira ação é criptografar todas as pastas e arquivos.

Com isso, impede-se que o usuário tenha acesso aos seus próprios dados, bloqueando sua utilização. Uma mensagem é emitida na tela do dispositivo, seja ele uma máquina ou dispositivo móvel, avisando sobre o sequestro e solicitando um resgate, normalmente em bitcoins, para a devolução do conteúdo.

Esse tipo de vírus já movimentou quantias milionárias de empresas e gestores, para que eles pudessem reaver seus dados após o pagamento do resgate. E, muitas vezes, mesmo após o acerto, eles não são liberados.

Como ele pode prejudicar a sua empresa?

Dados são os principais ativos de qualquer organização. Sem eles, muitas vezes, torna-se inviável realizar as operações básicas do negócio, inviabilizando as atividades.

Imagine, por exemplo, para um e-commerce trabalhar sem a sua base de clientes ou o data base no qual há a lista de todos os pedidos e endereços nos quais as entregas precisam ser realizadas? Impossível, não é mesmo?

Por isso os cibercriminosos atacam justamente neste aspecto: porque sabem que estarão incomodando no ponto sensível de qualquer negócio e os gestores farão de tudo para reaver as informações sequestradas.

Além disso, sua empresa poderá passar por prejuízos severos. Ela pode arcar com o valor do resgate e, ainda assim, os cibercriminosos não cumprirem com a sua palavra.

Como se prevenir de um ataque de sequestro de dados?

O que deve ser feito, então, para prevenir sua empresa para esse tipo de situação? Quais medidas podem ser adotadas para prevenir as máquinas de um ataque de sequestro de dados? Veja as principais medidas a seguir.

Mantenha sistemas atualizados

A principal porta de entrada para o ransomware é por meio de vulnerabilidades nos sistemas operacionais. É justamente por esse ponto que os cibercriminosos conseguem infiltrar mais facilmente os vírus nas máquinas. Por isso, é fundamental que os SO do seu negócio estejam sempre atualizados.

Faça backups

Os backups são fundamentais para que sua organização não fique dependente dos arquivos presentes nas máquinas. Assim, caso depois de todas as ações que indicamos, ainda ocorra o ataque, você terá o acesso aos seus dados posteriormente.

Tenha um antivírus atualizado

Um antivírus atualizado é capaz de detectar possíveis ameaças e evitar que vírus baixem as defesas da sua máquina e permitam a entrada do ransomware.

Tenha uma política de segurança de informação em sua empresa

Sua empresa precisa ter normas específicas de segurança da informação para impedir que condutas inadequadas de seus colaboradores possam levar a problemas que diminuam a defesa dos seus sistemas. Isso precisa estar devidamente documentado e ser repassado para todos os colaboradores.

Conte com uma consultoria especializada em segurança

Uma empresa especializada em segurança poderá aplicar todos os protocolos de defesa necessários, bem como elaborar um plano de contingência caso o ataque ocorra, para que os seus gestores de TI saibam como proceder diante dessa situação.

O sequestro de dados pode ser um tipo de ataque com consequências severas. Por isso, é fundamental que seu negócio esteja atento a como preveni-lo e, principalmente, como controlar seus danos, caso ele ocorra.

Achou este conteúdo interessante? Compartilhe-o em suas redes sociais para que mais colegas e gestores da área saibam como proceder neste tipo de situação!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-