5 maneiras de aumentar a produtividade em PME’s

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Fazer mais funções com menos investimento e em menor tempo: essa é uma das grandes metas de toda empresa. E nas PMEs, que necessitam se consolidar em mercados competitivos para crescerem, isso é mais do que uma meta estratégica: é questão de sobrevivência.

Há diversas formas de conseguir aumentar a produtividade das organizações. Porém, no cenário atual, o investimento em soluções tecnológicas é a que oferece melhor custo-benefício, bem como coloca a organização em outro patamar.

Então veja 5 maneiras de aumentar a produtividade do seu negócio por meio de tecnologias e o faça crescer com as dicas que apresentaremos a seguir.

1. Aprimorar o ambiente de trabalho

Um ambiente de trabalho bem estruturado é capaz de potencializar consideravelmente a produtividade dos seus colaboradores. Às vezes detalhes pequenos são o suficiente para conseguir potencializar a motivação dos funcionários.

Por exemplo, a mudança da iluminação para uma que seja mais confortável para os colaboradores pode ser algo simples, mas que gera muito impacto durante as rotinas de trabalho. Portanto, invista em um local ergonômico e que propicie o conforto necessário para seus funcionários trabalharem bem e satisfeitos.

2. Aperfeiçoar a gestão de pessoas

Aumentar a produtividade perpassa pela questão da motivação. E isso está diretamente envolvido com uma gestão de pessoas eficiente. Por isso é importante se munir de ferramentas e mecanismos que permitam o seu aperfeiçoamento a longo prazo.

Alguns sistemas permitem fazer um acompanhamento otimizado para o setor de RH, de forma a acompanhar quais são os colaboradores mais engajados, aqueles que sejam mais proativos, os que estejam comprometidos com a empresa e quais estão apresentando problemas. Com isso, os líderes conseguem buscar compreender o que está acontecendo, se é algo pontual ou sistêmico e, com um diálogo franco, resolver a situação com o colaborador.

3. Automatizar processos internos

A automatização é um passo fundamental para a melhoria de produtividade. Não adianta ter colaboradores engajados se o negócio não fornece a estrutura necessária para que eles possam trabalhar de forma mais eficiente.

A automatização permite que sistemas realizem, sozinhos, sem a necessidade de intervenção humana, tarefas mecânicas repetitivas que consomem tempo desnecessário de trabalho dos seus funcionários. Com isso, eles conseguem se dedicar a questões analíticas e necessárias para o cumprimento de prazos.

4. Investir em um sistema de gestão eficiente

Um sistema de gestão que seja, de fato, eficiente, é capaz de realizar boa parte dos processos que citamos acima, todos incluídos em um mesmo software. Ele é capaz de analisar pontos que merecem atenção para melhoria da infraestrutura da empresa, aponta dados importantes de gestão de pessoas, automatiza processos internos e consegue, também, realizar o controle e acompanhamento de questões internas da empresa.

É importante conferir sempre se as funcionalidades do sistema estão concernentes com o que a sua empresa precisa. Caso não esteja, também é essencial verificar se a organização responsável permite a customização do sistema para inserir as funcionalidades desejadas.

5. Contratar um fornecedor de serviços de TI

Para implementar todas essas medidas e, também, auxiliar no fornecimento de serviços diversos na área de TI, é importante contratar um fornecedor de serviços especializados. A empresa será responsável por avaliar as demandas do seu negócio e oferecer as soluções que ela necessita para melhorar a produtividade e crescer.

Aumentar a produtividade pode ser uma tarefa relativamente simples, desde que você saiba como investir para este fim e conseguir potencializar o que há de mais forte em sua empresa, deixando tarefas repetitivas para sistemas automatizados.

Ficou alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe nos comentários!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-