[Julho/19] O que é tecnologia da informação? Tudo que você precisa saber

7 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Hoje, é muito comum encontrar diversas referências à sigla “TI” e seus diversos benefícios. Porém, o termo merece um esclarecimento mais profundo, já que muitas práticas se relacionam diretamente com o que é tecnologia da informação exatamente e influenciam decisivamente os negócios.

A tecnologia da informação costuma ser relacionada somente a soluções de hardware e software, mas seu alcance é bem mais amplo. Descobriremos, agora, como ela está presente em diversos tipos de negócio, suas vantagens e as tendências atuais mais importantes. Boa leitura!

O que é tecnologia da informação?

A tecnologia de informação (ou TI, simplesmente) é um conjunto de ferramentas utilizadas para o processamento e armazenamento de dados e destinada, também, a facilitar a comunicação entre as pessoas.

Esses procedimentos ocorrem por meio de computadores, redes de internet e softwares, tendo como principal objetivo tornar as rotinas de trabalho cada vez mais ágeis e seguras.

Ela é constituída por dados organizados de forma lógica e de fácil leitura para seres humanos. Eles descrevem eventos e acontecimentos, além do processo de análise dentro das máquinas, que leva à produção de conhecimento relevante para fortalecer a tomada de decisões.

Em suma, a tecnologia de informação pode ser resumida como todas as atividades e soluções desenvolvidas por recursos computacionais.

Evolução

Atualmente, estamos vivendo o auge da chamada indústria 4.0, um novo paradigma de produção em que a tecnologia se tornou protagonista nos negócios. Isso se tornou possível pela evolução da parceria entre o homem e as soluções tecnológicas de ponta.

Assim, a indústria 4.0 impulsiona um conjunto de avanços em todo o processo produtivo, trazendo uma utilização mais elaborada da tecnologia. Esse padrão envolve o uso intenso de automatização de tarefas para que os profissionais se concentrem naquilo que a empresa realmente desenvolve.

Além disso, recursos como inteligência artificial, ciência de dados e machine learning têm transformado as rotinas de trabalho, utilizando informações na rede para agilizar os processos. Isso torna o trabalho como um todo mais ágil e econômico.

Qual é a sua importância para os negócios?

A tecnologia da informação é uma arma poderosa para trazer ganhos para os negócios, mas precisa estar alinhada adequadamente aos objetivos da empresa. Isso significa que investimentos nesse setor contribuirão não só para a atualização dos equipamentos utilizados, mas na otimização dos resultados da organização como um todo.

Assim, o setor de TI se torna protagonista na busca de novas oportunidades de negócio. Soluções dedicadas à automatização de tarefas, por exemplo, geram agilidade e praticidade em todos os processos, rotinas e transações financeiras do negócio. Além disso, retirar colaboradores talentosos dessas tarefas garante que eles se dediquem a atividades mais desafiadoras e agreguem mais valor ao trabalho.

As companhias que conseguem alinhar a tecnologia às atividades-fim obtêm vantagem competitiva e foco total nos negócios. Isso é conseguido por meio de ações como consultorias, conversas com profissionais especializados destinados a otimizar processos, ou pela efetivação de parceria direta com prestadores de serviço terceirizados.

Essa estratégia é especial para companhias de pequeno e médio porte, que precisam agregar valor ao negócio para se dar bem no mercado. Com a otimização dos processos conferida pela TI, esses profissionais vão contar com mais agilidade, segurança e precisão no seu cotidiano.

A ótima notícia é que a implantação de ferramentas tecnológicas não está necessariamente associada a altos investimentos financeiros. Por valores mais acessíveis, é possível contar com vantagens significativas como:

  • facilidade de acesso às informações e dados;
  • automatização geral de processos burocráticos, liberando colaboradores;
  • redução de custos com espaços físicos e materiais por meio da implantação de soluções em nuvem;
  • maior nível de precisão no registro digital das informações;
  • diminuição dos erros humanos;
  • concentração total nas atividades principais;
  • melhoria na logística geral;
  • expansão das oportunidades de negócio.

Quais são os principais benefícios do uso da tecnologia nos negócios?

Agora que vimos como a tecnologia da informação se tornou essencial para as empresas, podemos conhecer alguns benefícios práticos da implantação direta. Veja nos tópicos a seguir.

Aumento da produtividade

Além da automatização dos processos, a tecnologia da informação influencia diretamente no aumento da produtividade dos colaboradores.

Soluções digitais de alto nível são capazes de identificar os erros humanos de forma imediata e oferecer respostas rápidas. Dessa forma, os profissionais conseguem produzir mais em menos tempo.

Redução de custos

A tecnologia proporciona um trabalho mais eficiente, assim como a utilização mais precisa dos recursos. Tudo isso resulta na redução direta de custos, que ocorre, também, por conta da minimização de falhas e deficiências na produção.

É possível contar com softwares e ferramentas digitais, além de consultoria especializada, para apontar novos caminhos e abordagens tecnológicas dentro do negócio.

Maior alinhamento dos setores

Por fim, é possível conseguir um maior nível de integração entre os diferentes setores de uma empresa. Isso porque a tecnologia influenciará positivamente não só na melhoria dos processos, mas nos rumos do negócio como um todo.

Com a tecnologia da informação devidamente implantada, os gestores vão dispor de ferramentas que facilitam a visualização dos rumos do negócio. Desse modo, será mais fácil encontrar meios mais práticos de agir em determinadas situações, além de fazer com que os colaboradores estejam sempre alinhados na busca pelo objetivo comum.

Quais são as tendências atuais de inovação em TI?

Agora, apresentaremos as tendências em tecnologia avançada que têm transformado as relações de negócios e a busca por inovação.

Big Data e Data Analytics

Big Data e Analytics se relacionam a métodos de estudo de amplas quantidades de dados, que são coletados de fontes diversas, como mídias sociais, registros de operações financeiras e o próprio histórico digital do negócio.

O objetivo dessas ferramentas é analisar todos os dados possíveis e produzir conhecimento relevante para o negócio. Isso é feito por meio do estabelecimento de padrões e tendências de consumo de acordo com determinados períodos.

Assim, é possível compreender diversos cenários e trabalhar em projeções de acordo com o comportamento dos consumidores em situações específicas. Além disso, é possível registrar tendências e oscilações no mercado para identificar novas oportunidades de negócio.

Internet das coisas (IoT)

A Internet das Coisas (ou IoT, sigla para o nome original, Internet of Things) é composta por diversas tecnologias que proporcionam a conexão de vários objetos à internet. A lista é eclética, já que é possível utilizar de eletrodomésticos até automóveis.

Toda essa conectividade possibilita a atuação remota sobre estes objetos e a aquisição otimizada de informações sobre a prestação de serviços. Isso porque os próprios usuários podem repassar feedbacks por meio da rede aos fabricantes.

Inteligência artificial

Aqui, temos a simulação de procedimentos de inteligência humana por meio de sistemas de computação. Essas ações incluem o aprendizado de máquina (transmissão de informação e diretrizes relevantes aos computadores, por exemplo), além da autocorreção dos processos.

Algumas aplicações de inteligência artificial envolvem programas que acumulam conhecimento repassado por profissionais, especialistas em determinadas áreas de reconhecimento. Elas são utilizadas na otimização de processos, além da possibilidade reconhecimento de fala e identificação visual.

Agora que você já sabe o que é tecnologia da informação e suas diversas aplicações na indústria, já pode buscar os meios necessários para otimizar os seus próprios processos e estimular os seus colaboradores.

Investir em soluções digitais e em parcerias é uma ótima medida para manter a competitividade e o interesse dos clientes, que estão cada vez mais exigentes.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre como iniciar essa transição? Então, entre em contato conosco e conheça o nosso trabalho!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-