[Julho/19] O que é firewall e qual sua importância para a segurança da rede?

5 minutos para ler
Powered by Rock Convert

A segurança da informação é uma necessidade para as companhias atualmente e pode ser otimizada com uma gestão de TI mais cuidadosa e com uma série de ferramentas específicas que auxiliam nesse sentido. Para saber como usá-las, é preciso conhecer bem suas funcionalidades e a real importância delas. Por isso, hoje você aprenderá o que é um firewall e como pode se beneficiar dessa solução.

Para descobrir como melhorar os processos e organizar a TI de sua companhia com garantia de proteção e menos problemas, não deixe de acompanhar todos os tópicos a seguir.

O que é um firewall?

O firewall é uma aplicação que monitora atividades da rede interna de uma companhia e bloqueia conexões indesejadas. O termo é derivado do contexto dos bombeiros e é utilizado para descrever uma barreira que é criada a fim de impedir o avanço do fogo. A partir dessa ilustração, fica fácil entender que esse tipo de sistema funciona como uma estrutura de proteção interna contra ameaças de fora.

Essa blindagem da empresa por dentro acontece por meio de regras que são definidas para privilegiar alguns acessos e restringir outros. Ou seja, o controle é todo da gestão. Além disso, essa aplicação serve para controlar transferências de dados na rede, tais como downloads, e filtragem de pacotes, que são a forma que computadores se comunicam na internet.

Assim, é possível controlar o uso de internet por parte dos membros dos times internos, por exemplo, com visualização do que eles fazem a partir de relatórios e estatísticas. Em outras palavras: é uma ferramenta que auxilia na segurança da informação, mas também na administração dos gestores, com maior transparência sobre os processos e insights valiosos.

Quais são os tipos?

Neste tópico, vamos conhecer os principais tipos de firewall que podem ser usados nas companhias. 

Proxy

Esse é usado para impedir conexões de fora, como dispositivos tentando logar na rede interna, mas também bloquear sites específicos e guardar informações já acessadas em cache, a fim de otimizar o próximo acesso.

Inspeção de dados

Esse tipo realiza o bloqueio com base em informações técnicas específicas, como a porta, protocolo de rede e estado. Também é importante para o monitoramento de atividades em todas as etapas necessárias.

UTM e NGFW 

Já o firewall UTM combina características de um antivírus, como prevenção contra malwares, com funções de um firewall de inspeção de estado. O NGFW, por sua vez, bloqueia ataques à conexão e protege contra softwares mal-intencionados avançados e invasões.

Por que é importante utilizar um firewall?

A área de TI é muito importante para as empresas. Parte dessa relevância pode ser explicada em termos das ferramentas como o firewall. Com esse software bem configurado em sua companhia, você não precisa mais temer riscos de segurança, pois ele atua no fortalecimento dessa proteção com os recursos que já discutimos, de uma forma automatizada e ágil.

Assim, a sua organização ganha maior conectividade e disponibilidade dos sistemas. Vai ser possível encontrar qualquer informação a qualquer momento, pois tudo estará bem protegido e com uma certa consistência interessante. O monitoramento das atividades e da rede oferece um controle maior para a gestão e uma previsibilidade de bons resultados, com identificação de problemas antes que eles se espalhem e fiquem maiores.

Além disso, o uso de firewall também garante maior produtividade, uma vez que bloqueia o acesso a distrações por parte dos colaboradores e gera transparência sobre a utilização dos computadores. Assim, eles se sentirão mais dispostos a realmente focar no que é relevante e estratégico para as operações diárias e a oferecer o melhor. 

No geral, os principais pilares da segurança da informação são garantidos: a integridade dos dados é mantida, com a devida prevenção de ataques e da corrupção deles; a disponibilidade, que já mencionamos; e a confidencialidade, já que uma das características principais desse tipo de software é o controle de acesso, o que permite a hierarquização e a definição de regras para que algumas informações sejam visíveis apenas para alguns.

Conforme vimos, o firewall é uma importante solução para organizar o seu negócio, a partir do setor de TI. É fundamental para gerar visibilidade e transparência, bem como garantir que os membros da companhia estejam em conformidade com os objetivos. Assim, é possível otimizar os processos e diminuir transtornos e custos desnecessários com o departamento de tecnologia.

Agora que você já sabe explicar o que é um firewall, nos siga no Facebook e continue acompanhando de perto os nossos conteúdos.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-