Entenda a importância da segurança da informação nas PME´s

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

A segurança da informação nas pequenas e médias empresas é uma preocupação comum de todo gestor. Todos sabem o quanto é fundamental manter as operações funcionando plenamente, bem como arquivos e documentos bem resguardados.

É preciso lembrar que investir na segurança de dados, na verdade, ajuda a reduzir custos que as perdas dessas informações podem causar, assim como colabora para uma melhor organização da área, otimiza processos e aumenta a produtividade.

Descubra neste post a importância de dar atenção a essa área, além de dicas de como melhorar a segurança das informações da sua empresa.

A vulnerabilidade das informações nas PME´s

O investimento na área de TI é essencial para encurtar distâncias físicas e otimizar operações. Mas outra aplicação efetiva é na área da segurança de dados: é possível garantir mais controle para a gestão, o que ajuda a atenuar os riscos de crimes virtuais. Negligenciar esta área é como não trancar as portas da organização e deixá-la vulnerável e exposta para qualquer um.

Importância da segurança da informação nas empresas

Alguns tipos de ataques que podem ser evitados são:

  • roubos de dados: sequestros virtuais nos quais os criminosos se apossam de informações importantes e, na maioria das vezes, pedem um pagamento para resgate;
  • espionagem industrial: conjunto de ações que visam furtar dados confidenciais, como invasões nos sistemas, chantagem de colaboradores e infiltração de pessoas nos departamentos;
  • vazamento de informação sensível de clientes: o que pode gerar processos judiciais, insatisfação do público e desgaste da imagem.

Também é fundamental investir em segurança para recuperar as atividades e a normalização dos processos cotidianos depois de incidentes ou desastres, que podem estar associados com ataques ou não. Assim, é possível evitar que a equipe fique parada.

Em um caso de perda de arquivos por conta de problemas técnicos nos servidores, por exemplo, uma intervenção técnica de recuperação faz a diferença. Ou seja, o cuidado com esses fatores garante mais consistência e menor desgaste à organização

Com o devido monitoramento, a gestão assegura confidencialidade, disponibilidade e integridade das informações essenciais. Isso tudo pode gerar mais competitividade, já que a companhia passará a ser conhecida pelo cuidado e pela confiança que proporciona aos consumidores.

Dicas para melhorar a segurança

A seguir, veremos algumas ações interessantes para otimizar a segurança.

Backup

Os backups são cópias de segurança dos arquivos e sistemas da empresa, pois, se eles vierem a ser comprometidos, uma versão estará guardada em outro local e poderá ser restaurada. É uma das soluções essenciais para garantir recuperação rápida e sem grandes prejuízos financeiros em caso de incidentes.

Controle de acesso

Outra dica é o controle de acesso baseado em hierarquia. Afinal, parte dos problemas de vulnerabilidade começa com colaboradores despreparados e descuidados que podem visualizar documentos confidenciais mesmo se não forem relacionados com suas funções. É importante um monitoramento com relação ao que cada um pode ver e controlar, para que haja mais organização e proteção.

Contratação de uma equipe terceirizada

Uma equipe terceirizada pode fornecer a estrutura e ferramentas necessárias de monitoramento para assegurar a defesa dos dados. Com as soluções de software, como os antivírus, é possível garantir um controle mais rigoroso preventivo contra invasões. Especialistas ajudam a planejar os passos com conhecimento técnico e credibilidade de mercado. Assim, os gestores tornam suas escolhas assertivas.

É essencial cuidar da segurança da informação em pequenas empresas. Afinal, além de contribuir para a otimização de processos, ela permite um monitoramento mais preciso e evita problemas maiores como perda, roubo ou furto de dados.

E você, sabia o quanto cuidar dessa segurança era importante? Conte nos comentários como ela é feita na sua empresa e divida sua experiência com outros leitores.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-