Consultoria em TI: entenda quais são as vantagens para PME’s

consultoria em TI; Botucatu
6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Trabalhar com TI, seja de forma direta ou indireta, pode ser um grande desafio. Isso porque é uma área bastante dinâmica e que exige muita atenção por parte dos gestores para implementar as melhores medidas e fazer com que os trabalhos sejam executados com maestria.

Porém, pode ser uma tarefa árdua e, às vezes, ineficiente. É importante, muitas vezes, contar com um olhar externo, que seja capaz de identificar pontos fortes e fracos, assim como implementar soluções que farão o setor crescer exponencialmente.

Leia nosso artigo e entenda como funciona uma consultoria em TI e suas principais vantagens.

Como funciona uma consultoria em TI?

A consultoria de TI visa avaliar e implementar as melhores soluções e ferramentas de gestão para o setor. Seu conceito é bem pedagógico: os consultores não trabalharão para a empresa — isso é de competência dos colaboradores ou de um contrato de outsourcing.

Assim, a ideia é essencialmente ensinar práticas importantes, dentro das grandes tendências do mercado e que visem conseguir tornar o setor de TI do seu negócio mais eficiente, atualizado e com melhores resultados. Portanto, um consultor deve realizar as funções que apresentaremos a seguir.

Identificar o que a empresa necessita

Um primeiro passo que a consultoria realiza é mapear o atual cenário. Afinal, apenas sabendo a real situação torna-se possível identificar aquilo que precisa ser potencializado e/ou mudado.

Portanto, é natural que ocorram muitas visitas, perguntas e questionários sobre questões relevantes do setor de TI. É um momento estratégico para identificar o que deve ser melhorado, quais práticas podem auxiliar a potencializar os resultados, e conseguir definir o que é necessário para conquistar os objetivos.

Preparar um programa de trabalho que seja personalizado

É necessário definir um programa personalizado, já que cada negócio tem uma realidade diferente de outros no que concerne a execução dos serviços de TI. Por exemplo, algumas instituições precisam de uma ênfase impecável em segurança da informação, o que pode não ser a prioridade para outras organizações.

Assim, os consultores devem, após a identificação das peculiaridades do negócio, elaborar um programa de trabalho personalizado, com ênfase nas necessidades e características intrínsecas do negócio.

Definir soluções de forma conjunta com o cliente

Essa fase exige uma grande sinergia entre consultores e cliente. Afinal, sem o engajamento do segundo, é impossível que o resultado do primeiro funcione adequadamente. Isso pode incluir, até mesmo, dinâmicas em grupo para auxiliar na criação conjunta das soluções. Isso porque os gestores estão mais inteirados da cultura organizacional e de necessidades intrínsecas, pontos que precisam ser trabalhadas em conjunto com novas práticas do mercado. Assim, torna-se possível que surjam insights que acrescentem ao negócio.

O consultor, nesses casos, cumpre um papel de mediação nas ações de cocriação e aponta modificações que podem ser implementadas para a melhoria da organização. Assim, a empresa deve estar aberta para esse tipo de ação, tornando o processo confortável e facilitado para os consultores envolvidos.

Quais as vantagens do serviço de consultoria?

Investir em uma consultoria de TI pode render uma série de vantagens, tais como:

  • otimização do investimento em TI, aplicando o dinheiro em soluções com maiores chances de serem efetivas;
  •  redução de custos internos;
  • melhoria em segurança de dados e do ambiente do setor;
  • implementação de inovações e tecnologias atualizadas;
  • diminuição na taxa de turnover e retenção de talentos.

É possível encontrar bons fornecedores longe das grandes metrópoles?

A resposta é: sim. Muitos empreendedores, por desconhecimento, acreditam que os melhores profissionais da área de TI se localizam, normalmente, nas grandes metrópoles (como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte). Porém, isso não é bem verdade.

Há profissionais com ótima formação em diversas cidades do interior, nos mais diferentes estados. Muitos deles, inclusive, contam com as principais e mais avançadas certificações do mercado de TI. Por isso, não precisa se preocupar, você, com certeza, encontrará, na sua cidade ou perto, pessoas capazes de oferecer um serviço de consultoria dentro da sua expectativa.

Portanto, não hesite e confie nos profissionais da sua região. É claro que é necessário avaliar formação e currículo de cada profissional, mas certamente contará com ótimos especialistas fora das grandes cidades.

Qual a diferença entre consultoria em TI e terceirização do serviço?

É importante que o gestor tenha consciência que uma consultoria em TI não é o mesmo que terceirizar os serviços dessa área. Ambos são serviços distintos e que atendem a problemas e demandas diferenciadas. A consultoria de TI tem por objetivo avaliar e analisar quais são as demandas, pontos fortes e pontos fracos que devem ser alterados para melhorar a eficiência do seu negócio nesse setor.

Enquanto isso, a terceirização do serviço diz respeito a entregar o seu setor de TI, seja completamente, seja algum ramo específico (desenvolvimento, análise de dados, segurança da informação, Big Data, entre outros), para uma empresa externa.

Em muitos casos, a terceirização pode ser uma opção bastante viável para quem não tiver condições de manter esse serviço com qualidade em seu negócio, sendo melhor direcioná-lo para terceiros. Ou, em alguns casos, não compensa contratar um profissional interno para esse fim, de forma que seja mais adequado contratar um serviço especializado que atenderá às suas necessidades nos momentos que precisar.

Como escolher uma boa consultoria em Botucatu?

Escolher um bom fornecedor do serviço de consultoria pode não ser uma tarefa fácil, principalmente se você está lidando com isso pela primeira vez. Alguns pontos devem ser levados em consideração para fazer uma boa escolha. Descubra os principais a seguir:

  • analise a experiência dos profissionais que prestam a consultoria;
  • verifique a credibilidade da consultoria;
  • verifique se a consultoria é compatível com as necessidades e demandas do negócio;
  • pesquise se o orçamento condiz com a sua realidade e se o serviço oferecido tem a qualidade que precisa.

Uma consultoria em TI oferece um conjunto de vantagens para as pequenas e médias empresas, pois a contratação desse serviço permite que seu negócio conte com um setor de TI de maior qualidade e mais alinhado com as demandas do mercado. Dessa forma, você poderá se manter competitividade e crescer mais rapidamente.

Se você deseja encontrar consultores de TI de qualidade na região de Botucatu, que atendam com excelência e qualidade, conheça o trabalho da Solution Service. Temos profissionais experientes e capacitados para atender às expectativas e necessidades do seu negócio. Entre em contato e converse com um de nossos atendentes!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-