Como realizar a gestão de terceiros da sua empresa? Entenda!

gestão de terceiros
4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

A gestão de terceiros ainda é vista como uma alternativa de economia pela maioria das pessoas, o que é verdade, mas não na dimensão imaginada. Isso porque uma característica importante desse modelo é a especialização.

Quando um empreendedor contrata um serviço terceirizado, deve esperar que ele seja realizado com mais eficiência do que se ele mesmo o executasse. Desse ponto de vista, a economia é resultado da eficiência e da produtividade, e não necessariamente de uma redução direta de custo — no preço do serviço contratado.

Isso significa que os maiores benefícios da terceirização decorrem de um ganho de eficiência operacional, técnica e estrutural, com consequente melhora da segurança, lucratividade e competitividade — cada uma em maior ou menor grau, dependendo de cada caso.

Mas como realizar a gestão de terceiros para alcançar essa melhora mencionada? É o que pretendemos responder para você nesta postagem. Continue a leitura e confira!

Planejar a gestão de terceiros

A gestão de terceiros oferece várias outras vantagens, com a possibilidade de crescer com agilidade, uma vez que você pode contar com uma estrutura de atendimento e suporte adequada ao porte da operação, sem precisar fazer todo o processo de contratação e treinamento.

Esse exemplo demonstra que a terceirização não resolve apenas problemas operacionais, mas estratégicos também. Para conseguir esse ganho, você deve pensar e planejar a terceirização com a atenção que ela merece.

Um erro comum

Um problema comum que notamos, especialmente na terceirização no setor de TI, é a contratação do serviço posterior à compra de equipamentos e de sistemas. Quando os consultores iniciam o trabalho, o fazem com limitações e, normalmente, percebem falhas que poderiam ser evitadas.

Esse tipo de erro pode ser prevenido com um bom planejamento, que envolve a definição dos serviços a serem terceirizados, o momento de fazê-lo e os objetivos com cada iniciativa. Se o seu plano permitir que o seu time foque nas atividades que podem trazer mais resultado para o seu negócio, terceirizando um apoio de excelência a elas você terá elaborado um plano perfeito.

Definir critérios de contratação e acompanhamento

Parte importante do plano é a definição dos critérios de seleção dos fornecedores de serviços terceirizados, como valores, saúde financeira, competência técnica e reputação no mercado de atuação. Além disso, procure definir indicadores de acompanhamento de resultados para medir a eficiência do serviço e identificar os aspectos que precisam melhorar.

Fortalecer o relacionamento

Parte importante da gestão do relacionamento com esses fornecedores está na transmissão objetiva de feedback sobre o trabalho, o que depende dos indicadores que mencionamos.

Note que, dentro da lógica e dos objetivos de terceirização que mencionamos, muito voltados para a melhora da eficiência e para a otimização de recursos, esses fornecedores funcionam como braços do seu empreendimento. Daí a grande importância do relacionamento, que ajuda a criar o máximo de sinergia.

Elaborar contratos claros

Contratos são importantes para garantir a segurança jurídica desse tipo de parceria, mas eles também têm a função de esclarecer as regras sobre as quais ela deve funcionar. Quanto mais claros e detalhados os aspectos importantes para o seu negócio, maior será a compreensão por parte do time do fornecedor do serviço e, em consequência, o alinhamento entre os negócios de vocês.

Para concluir, tenha em mente que a gestão de terceiros pode ser mais ou menos satisfatória, dependendo do fornecedor contratado. Os melhores deles não vão te ajudar apenas nas atividades para as quais forem contratados, mas também com a própria experiência de terceirização. Afinal, esse tipo de relacionamento não é uma novidade para esses negócios.

Com complemento a este conteúdo, separamos um texto sobre a terceirização de TI na cidade de Botucatu — o mercado no qual operamos. Confira!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-