Como o investimento em TI ajuda na otimização de processos nas PME’s?

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

A otimização de processos é um dos grandes anseios da maioria dos gestores, principalmente de PME’s. Isso porque, principalmente para organizações menores, problemas podem representar prejuízos que coloquem em xeque a saúde do negócio.

Uma das formas mais eficientes de realizar isso no atual momento é por meio do investimento em TI, seja em soluções terceirizadas ou na implementação de um time desse setor em seu negócio. Leia nosso artigo e veja como o investimento em TI pode ser um aliado importante nisso!

Benefícios do investimento em TI para a otimização de processos nas PME’s

Melhora o diagnóstico de problemas

Muitos problemas internos do negócio passam despercebidos a longo prazo, sendo evidenciados apenas quando eles já estão gerando sérios prejuízos para a sua PME. Por meio de soluções de otimização de processos, gerados pelos profissionais de TI, eles podem ser identificados previamente. Com isso, pode-se solucionar as questões quando elas ainda estão começando, antes que representem, de fato, um risco para a organização. Quer ver um exemplo?

Um determinado produto tem uma curva de devolução maior do que a dos demais itens vendidos pelo seu negócio. Para olhares desatentos, isso pode não indicar nada. Mas quando um algoritmo aponta essa questão, pode-se perceber que o item está desagradando os clientes e que pode colocar em xeque a reputação do negócio. O mesmo mecanismo de melhora de diagnósticos pode ocorrer com problemas administrativos, nas áreas financeiras, tributárias, jurídicas, entre outros.

Direciona investimentos de forma eficiente

Como escolher em qual setor investir no momento? Quais são as áreas mais críticas e o quanto de verba deve ser direcionada para cada parte? Como fazer o cálculo exato das proporções que devem ser direcionadas sem comprometer a funcionalidade de outros setores? Algoritmos específicos podem realizar esse cálculo de forma imediata, com baixa margem de erro, oferecendo base de dados para tomadas de decisões melhor embasadas, a fim de permitir que os gestores façam aquilo que, de fato, é o melhor para a organização.

Otimiza a produtividade dos setores

Por meio da automação, promovida pelas soluções de TI, é possível otimizar a produção dentro do negócio. Quando os colaboradores não precisam focar em tarefas operacionais, já que os algoritmos e sistemas realizam o processo, eles podem se dedicar a outras tarefas mais analíticas. A consequência é maior produtividade nos setores, entregando resultados mais rapidamente, com maior eficiência e menor índice de erros.

Melhora a satisfação do cliente

As soluções criadas pelos setores de TI podem ser aliadas importantes para conseguir uma melhor satisfação do cliente a longo prazo. Principalmente para as PME’s, que estão começando, conseguir conquistar a atenção do público é essencial para gerar diferencial competitivo e começar a se destacar diante de seus concorrentes.

Por exemplo, é possível criar soluções que permitam um atendimento otimizado, por meio de bots, que direcionem o cliente para sanar suas principais dúvidas rapidamente, sem qualquer interação humana no processo. Ou, até mesmo, que otimizem o relacionamento entre cliente e negócio, de forma a fidelizá-lo a longo prazo. Isso tudo é possível por meio de investimento em uma TI focada na criação e manutenção de soluções, também, para este fim.

Reduz custos operacionais

Outro ponto no qual a TI pode auxiliar é na automação de tarefas operacionais repetitivas, eliminando disso o componente humano. Quando as soluções implementadas e gerenciadas pela TI focam nisso, não há necessidade de intervenções humanas em alguns processos.

Por exemplo, o recolhimento de dados e análise de informações sobre vendas, de forma operacional e técnica, pode ser feito por algoritmos, cabendo aos analistas dos setores terem um olhar analítico sobre os dados obtidos e tomando decisões embasadas em informações para sanar os problemas do negócio. Com isso, economiza-se tempo e, consequentemente, recursos financeiros para a realização de tarefas.

Otimização de processos em PME por meio de aplicações de TI é fundamental para o crescimento das organizações, bem como para auxiliar na geração de diferenciais competitivos que coloquem seu negócio em destaque no mercado.

Quer mais dicas para fazer seu negócio prosperar por meio da integração com TI? Assine nossa newsletter e receba dicas e artigos diretamente em seu e-mail!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-