Descubra como fazer acesso remoto seguindo estas 5 dicas

3 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Cada vez mais as organizações têm investido na possibilidade de acesso remoto para melhorar as rotinas internas. Por meio dele torna-se viável que seus colaboradores tenham acesso ao servidor do negócio, utilizando uma máquina que não está conectada à rede interna fisicamente.

É uma opção cada vez mais explorada pelo fato de trazer uma série de benefícios para o negócio, como a implementação do trabalho home office, bom custo-benefício, agilização de processos, aumento de produtividade, redução de gastos com infraestrutura, entre outros.

Gostou dessa proposta? Então vamos mostrar a você como fazer acesso remoto e implementá-lo em seu negócio. Boa leitura e tire suas dúvidas sobre o tema!

1. Invista em softwares especializados para esse fim

Há alguns softwares no mercado cuja meta é, especificamente, facilitar o acesso remoto ao servidor das organizações. Sua funcionalidade é semelhante à de um aplicativo. Você realiza o download e aplica as configurações necessárias para permitir o acesso.

Normalmente é concedido por códigos, gerados pelo sistema, que certificam o acesso para a máquina remota.

2. Utilize área de trabalho remota

Outra forma de garantir essa função para sua empresa é por uma área de trabalho remota. O navegador Google Chrome possibilita essa função de forma direta e simplificada.

Para que isso ocorra, as duas máquinas devem ser devidamente configuradas, habilitando aquele que fará o acesso remoto para poder utilizar essa função. É uma das formas mais simples de permitir esse tipo de ação.

3. Conte com uma boa conexão de internet

É sempre importante ressaltar que o acesso remoto depende essencialmente de uma boa conexão de internet em ambas as pontas. Caso contrário, a ação será malsucedida, já que não será possível suportar o fluxo de dados entre as duas máquinas.

Quanto mais recursos forem utilizados no processo, maior será a demanda por uma boa conexão. Portanto, lembre-se disso ao implementar o acesso remoto em seu negócio.

4. Capacite suas equipes

Todas as configurações podem ser feitas corretamente, mas se o seu colaborador não estiver devidamente capacitado para realizar o processo, ele não conseguirá exercer suas atividades.

Caso vá implementar a possibilidade de acesso remoto, é fundamental capacitar seus colaboradores para que eles possam executar as atividades sem erros e, principalmente, sem causar danos aos dados do seu negócio.

5. Tenha o auxílio de bons profissionais de TI

Para realizar as configurações de forma adequada, bem como implementar as medidas que possam proteger a integridade do sistema e dos dados presentes no servidor local, é importante contar com uma empresa especializada nesse tipo de serviço.

Os consultores em Tecnologia da Informação realizarão todas as instalações, implementações e configurações necessárias, bem como oferecerão o treinamento para que os funcionários possam acessar o servidor da empresa e realizar suas tarefas tranquilamente.

O acesso remoto pode ser uma opção essencial para as organizações que tenham colaboradores atuando em outras regiões e localidades e que não possam estar presentes na empresa constantemente. Além disso, permite todas as vantagens que listamos no início deste conteúdo!

Essa condição só é possível por meio da aplicação de tecnologias nas empresas. Elas são responsáveis por aumento de produtividade, automação de tarefas, entre diversos outros benefícios importantes para o seu negócio. Leia nosso artigo sobre o tema e saiba mais sobre as principais ferramentas disponíveis no mercado atualmente!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-