Como escolher as melhores soluções de backup para seu negócio? Nós ajudamos!

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Dados são um dos principais ativos de qualquer organização. Por isso, sua proteção e tratamento são fundamentais para manter o funcionamento do seu negócio com o máximo de eficiência.

Além disso, um tratamento de informação eficiente é capaz de oferecer subsídios essenciais para uma tomada de decisão melhor fundamentada, capaz de gerar as mudanças necessárias para seu negócio crescer. Assim, não se pode errar nesse aspecto!

Portanto, veja como escolher as melhores soluções de backup para sua empresa e se proteja de problemas com perda de dados a longo prazo.

Observe quais são os dados que sua empresa precisa proteger

Um primeiro passo para escolher a melhor solução para seu negócio é observar quais são os dados prioritários, ou seja, aqueles com os quais você trabalha sempre e que precisam ser protegidos com mais cuidado.

Essencialmente, todas as informações precisam passar por backup. Porém, algumas, por serem dados mais sensíveis, necessitam de maiores cuidados. Por exemplo, bancos de dados de clientes que tenham informações como cartões de crédito, dados bancários, entre outros, requerem um nível elevado de proteção.

Identifique os riscos de dados que sua empresa enfrenta

Seu negócio está mais exposto a crimes cibernéticos, como ataques de hackers, sequestro de informações, entre outros? Ele atrai a atenção de criminosos, de forma que as informações que passem por backup exijam um maior nível de segurança?

Esse tipo de questionamento é essencial para que você defina qual o nível de segurança que a solução de backup escolhida precisa ter. Organizações que trabalham com dados mais sensível necessitam de sistemas de segurança mais robustos, enquanto aquelas que não têm essa demanda podem optar por soluções mais simples.

Defina a frequência média de backup

Qual o volume de informações com o qual seu negócio trabalha diariamente ou semanalmente? Isso é fundamental para definir a periodicidade com a qual o backup precisa ser realizado.

Você precisa que o backup seja feito diariamente? Em poucas horas? Precisa trabalhar com backups completos ou não é necessário? Todas essas informações são importantes para definir o tipo de solução com o qual você trabalhará.

Identifique por quanto tempo os dados precisam ser armazenados

Nem todas as informações precisam ser armazenadas por um longo período. Algumas podem ser destruídas em pouco tempo, enquanto outras precisam ser salvas permanentemente. Esse dado é importante, pois o armazenamento é cumulativo. Ou seja, quanto mais informações você precisar armazenar, mais espaço terá que contratar para suportar o serviço de backup.

Além disso, alguns fornecedores trabalham com limite de espaço para a contratação, o que pode inviabilizar sua escolha. É de suma importância escolher o serviço que for mais adequado para suas necessidades.

Conheça o fornecedor da solução

A fornecedora da solução é confiável? Ela é capaz de oferecer todo o suporte e infraestrutura necessários para proporcionar o serviço de backup para seu estabelecimento? É importante contratar um serviço confiável, reconhecido e de alta qualidade, de forma a resolver facilmente os problemas que possam aparecer.

Além disso, a fornecedora da solução de backup precisa contar com os melhores especialistas na área, de forma que, caso seja necessário realizar qualquer tipo de alteração, o time tenha know-how suficiente para resolver a questão.

Encontrar soluções de backup eficientes é fundamental para que seu negócio tenha maior eficiência no uso e na proteção de dados. Por isso, é importante que você saiba identificar como encontrar a melhor solução para seu negócio.

Tem interesse em saber mais sobre proteção de dados do seu negócio? Assine nossa newsletter e receba todas as informações diretamente em seu e-mail!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-