5 erros para não cometer na gestão de TI de uma pequena empresa

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Uma boa gestão de TI é imprescindível independentemente do porte do negócio. Quando os processos e rotinas dependem de computadores e sistemas é preciso que tudo esteja funcionando perfeitamente para que não haja falhas nem atrasos, que interferem na produtividade.

Além de sabermos aquilo que devemos fazer, é importante conhecer os erros que não podem ser cometidos. Essa atenção e necessária porque eles levam a decisões equivocadas acreditando-se estar fazendo o certo. Foi por isso que preparamos este artigo.

Continue lendo para saber o que você deve evitar ao fazer a gestão do setor de TI para vencer esse desafio com sucesso. Torne as rotinas do seu negócio descomplicadas e precisas!

1. Negligenciar a segurança de dados

Quando falamos em segurança de dados, a impressão que se tem é de que esse cenário pertence somente às grandes organizações. Afinal, elas trazem segredos e informações que precisam ser preservados a todo custo, mas não é bem assim.

O seu negócio também tem dados importantes, e você não pode negligenciar a segurança deles. No ambiente virtual são processadas informações financeiras, de estoque, folha de pagamento, entre muitas outras. Tudo isso é essencial para manter os processos e rotinas fluindo perfeitamente.

O vazamento de dados precisa ser visto com seriedade nos negócios de pequeno porte. Temos esse cuidado até mesmo com nossos dados pessoais, quando acessamos redes sociais, e-mail, aplicativos de banco ou fazemos compras online. Por isso, esteja sempre atento a essa segurança.

2. Não atender às necessidades dos colaboradores

Uma das preocupações da gestão de TI deve ser atender às necessidades dos colaboradores. Eles precisam ter recursos adequados para desempenharem suas tarefas, do contrário, isso pode afetar a produtividade.

Não adianta fazer cobranças se não são dadas ferramentas para que o time trabalhe. Bons equipamentos, programas e sistemas são um investimento essencial, pois deles depende o bom fluxo de produção.

3. Não se atualizar sobre as novas tecnologias

Não há como negar que a tecnologia sofre mudanças constantemente, e você já percebeu que, quando não acompanhamos essas inovações, deixamos de usufruir de vantagens e benefícios? É o que acontece com um negócio quando não se atualiza o setor de TI.

Esse é mais um fator que requer atenção, porque é fundamental atualizar os recursos para evitar dificuldades na comunicação, troca de dados e incompatibilidade com sistemas mais modernos, que prejudicam a interação com fornecedores e clientes.

4. Trabalhar em parceria com fornecedores desqualificados

Para que você faça uma boa gestão de TI precisa ter a sua disposição recursos que estejam adequados à realidade do seu negócio. Daí a importância de contar com bons fornecedores, que trabalhem com produtos e serviços de qualidade e estejam comprometidos com seu sucesso.

É verdade que existem muitas opções de empresas fornecedoras de TI, mas antes de tomar as suas decisões, é preciso que você analise cada uma delas e escolha aquela que oferece um excelente suporte e um bom custo-benefício. A parceria com bons fornecedores faz toda a diferença para que seu negócio prospere.

5. Não manter o controle dos projetos

Na maioria das vezes, para que seja dado o próximo passo em um projeto é necessário que o anterior esteja devidamente cumprido. Isso em especial quando estão envolvidos os processos de TI, que geralmente seguem uma ordem lógica.

Sendo assim, você também precisa estar atento ao cumprimento de prazos e metas para que tudo seja realizado em tempo hábil. Desse modo, não haverá atrasos que influenciarão outras atividades, e não se esqueça de que isso também depende muito do seu time.

Na hora de contratar profissionais é importante estar atento à qualificação deles para ter certeza de que tanto o setor de TI como outros estão sob responsabilidade de pessoas de confiança e bem preparadas.

Fazer uma boa gestão de TI é muito importante porque os demais setores da empresa dependem desse. Portanto, evite erros se mantendo atento às tecnologias, aos fornecedores e ao time de colaboradores. Assim, você estará cercado com excelentes recursos e bons profissionais para garantir o fluxo correto das rotinas e processos do seu negócio.

Gostou dessas informações? Então receba outros temas interessantes diretamente em seu e-mail! Assine a nossa newsletter!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-